Top 10 DJs mais famosos dos anos 90 pra você reviver a vibe!
Sugestões
Os anos 90 foram a era de ouro da música eletrônica, com o boom do rave, o surgimento de superclubes e gêneros como house, techno e trance dominando as pistas. Se você viveu essa época ou quer conhecer os gigantes que moldaram a cena, preparamos uma lista com os 10 DJs mais icônicos dos anos 90! Esses nomes marcaram história com sets lendários, produções revolucionárias e uma energia que ainda ecoa. Bora voltar no tempo?
10 – Fatboy Slim
Norman Cook, mais conhecido como Fatboy Slim, foi um dos grandes nomes dos anos 90! Ele reinventou a dance music com o big beat, misturando house, funk e breakbeats. Hits como “Right Here, Right Now” e “Praise You” (de 1998) explodiram nas rádios e pistas, com clipes icônicos na MTV. Suas apresentações ao vivo, cheias de energia, fizeram dele um ícone dos festivais. Fatboy Slim era a cara da vibe descolada dos anos 90!
9 – Paul Oakenfold
Paul Oakenfold é um dos pais do trance e um mestre da cena rave britânica. Nos anos 90, ele produziu mixes históricos como Global Underground e lançou singles como “Not Over Yet” (1995). Ele foi residente em clubes lendários como o Cream e ajudou a transformar Ibiza no epicentro da música eletrônica. Oakenfold levou o som britânico pro mundo e foi eleito o DJ nº 1 pela DJ Mag em 1998 e 1999. Um verdadeiro pioneiro!
8 – Sasha
Sasha (Alexander Paul Coe) era sinônimo de excessos e genialidade nos anos 90. Ao lado de John Digweed, ele formou uma dupla imbatível, com o álbum Renaissance: The Mix Collection (1994) definindo o progressive house. Seus sets longos e hipnóticos no clube Twilo, em Nova York, eram lendários. Sasha tinha um jeito único de misturar techno, house e trance, levando as pistas a outro nível. Ele era o cara que todo mundo queria ver!
7 – John Digweed
Parceiro inseparável de Sasha, John Digweed também brilhou solo nos anos 90. Ele ajudou a moldar o som do progressive house com sets impecáveis e produções como as do Global Underground. Residente no Twilo, Digweed era conhecido por criar jornadas musicais que prendiam o público por horas. Sua habilidade de misturar faixas com precisão cirúrgica o tornou um ícone da cena underground. Um mestre das pick-ups!
6 – Laurent Garnier
O francês Laurent Garnier é uma lenda do house e techno. Residente do clube Hacienda, em Manchester, ele trouxe um som sofisticado e versátil, com faixas como “Crispy Bacon” e “Man With The Red Face” (lançadas no final dos 90) que continuam atemporais. Garnier era mestre em misturar house com jazz e techno, criando sets que eram pura emoção. Ele é daqueles que fizeram a música eletrônica ser levada a sério!
5 – Danny Rampling
Danny Rampling é um dos fundadores da cena rave no Reino Unido. Nos anos 90, ele trouxe o house e o garage para as pistas britânicas, com seu clube Shoom e seu programa na BBC Radio 1. Álbuns como Journeys by DJ (1993) e Love Groove Dance Party (1996) capturaram a essência da época. Rampling também abraçou o trance no final da década, sempre com uma vibe contagiante. Ele era o coração da rave culture!
4 – Frankie Knuckles
Conhecido como o “Padrinho do House”, Frankie Knuckles foi uma força imparável nos anos 90. Apesar de ter começado na década de 80, ele continuou moldando o house com sets lendários no Warehouse, em Chicago, e em clubes pelo mundo. Suas produções e remixes, como os feitos para artistas como Michael Jackson, trouxeram alma e emoção ao gênero. Frankie era mais que um DJ: ele era a alma da house music!
3 – Daft Punk
A dupla francesa Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, aka Daft Punk, revolucionou a eletrônica com seu álbum de estreia, Homework (1997). Faixas como “Da Funk” e “Around the World” misturavam house, funk e electro, criando um som único. Com seus capacetes robóticos e estética futurista, eles não só dominaram as pistas, mas também a cultura pop. Daft Punk era o futuro chegando nos anos 90!
2 – Carl Cox
Carl Cox, o “Rei do Techno”, é uma lenda viva! Nos anos 90, ele foi essencial para o crescimento da cena rave, com sets explosivos que misturavam techno, house e acid. Álbuns como At The End Of The Cliché (1996) e sua residência em Ibiza fizeram dele um gigante. Eleito o DJ nº 1 pela DJ Mag em 1996 e 1997, Cox é conhecido por sets longos e cheios de energia. Um monstro das pick-ups!
1 – The Prodigy
Liderado por Liam Howlett, The Prodigy não era apenas um grupo de DJs e produtores, mas uma força da natureza! Com hits como “Firestarter” e “Breathe” (1996), eles misturaram techno, punk e industrial, criando um som agressivo e inovador. Suas apresentações ao vivo, com dançarinos e efeitos visuais, eram pura adrenalina. The Prodigy definiu o espírito rebelde dos anos 90 e levou a música eletrônica às massas!
Menções honrosas
Não dá pra falar dos anos 90 sem citar Jeff Mills, pioneiro do techno de Detroit; Derrick Carter, mestre do house de Chicago; e DJ Harvey, ícone do house underground. Outros nomes como Richie Hawtin, Orbital e Underworld também merecem um lugar no seu coração. A cena dos anos 90 era diversa e vibrante, e esses artistas pavimentaram o caminho para o que vivemos hoje!
Qual desses DJs te faz sentir saudade dos anos 90? Ou, se você não viveu essa era, qual te deu vontade de conhecer mais? Conta pra gente e bora curtir essa nostalgia eletrônica!